A saúde cardíaca também é uma questão de alimentação. Com boas escolhas no cardápio, o organismo é preservado dos males do colesterol ruim, doença bastante ligada à alimentação e que está relacionada diretamente a patologias cardíacas. Além disso, equilibrar alimentos ajuda a diminuir o excesso de açúcar e gordura no sangue e a fortalecer o músculo cardíaco, evitando problemas graves, como o infarto. Separamos aqui 5 alimentos ideais para incluir na dieta com esse intuito. As informações são da nutricionista do CT Cor, Dirce Hiroko Obata.

Aveia – Por possuir boa quantidade de ácido fólico, proteínas e fibras, a aveia pode reduzir os níveis do colesterol ruim e ajuda a manter as artérias limpas e desobstruídas.

Salmão – Riquíssimo em ômega 3, agente controlador da pressão arterial, dos triglicérides, do colesterol, da glicose e do peso, o peixe contém astaxantina e carotenoide, que é um antioxidante poderoso.

Abacate – A fruta tem gordura monoinsaturada, o que ajuda a reajustar o colesterol ruim e elevar a quantidade do colesterol bom. Ela também permite a absorção de outros carotenoides, especialmente o betacaroteno, antioxidante que previne doenças como a arteroesclerose e infarto.

Azeite – Possui gordura monoinsaturada, reduz o colesterol ruim e diminui o risco do desenvolvimento de doenças cardíacas. A versão extra-virgem é mais indicada porque é menos processada.

Frutas vermelhas – Frutas como amora, framboesa e morango ajudam a prevenir doenças do coração por possuírem propriedades como flavonoides, fibras solúveis e vitaminas que são antioxidantes, controladoras do colesterol ruim e protetoras do sistema cardíaco.

Receitas para a saúde do coração
O site oficial da Sociedade Brasileira de Cardiologia destacou algumas receitas saudáveis para preservar o bom desempenho do coração. Elencamos aqui uma com salmão, um dos grandes aliados do órgão. Confira!

Medalhões de Salmão ao Molho de Laranja
Ingredientes:

  • 4 postas de salmão com 3 cm de espessura (120 g cada)
  • sal a gosto
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão
  • 1 colher (chá) de endro
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • 4 colheres (chá) de creme vegetal light

Molho:

  • 500 ml de suco de laranja coado
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • sal a gosto
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 6 folhas de hortelã
  • ½ xícara (chá) de água

Preparo:
Em um recipiente, tempere as postas com sal, endro, suco de limão e mel. Amarre-as com linha de algodão de forma que fiquem arredondadas. Disponha-as em uma assadeira antiaderente. Passe sobre cada medalhão 1 colher (chá) de creme vegetal. Asse no forno pré-aquecido (180 ºC) por aproximadamente 15 minutos.

Preparo do molho:
Em uma panela, ferva o suco de laranja até reduzir um pouco. Junte o mel. Tempere com sal. Acrescente a hortelã. Dissolva o amido de milho na água, junte ao molho e ferva, mexendo por 3 minutos. Retire as folhas de hortelã.

Montagem:
Coloque o salmão sobre uma fatia de pão torrado, regue com o molho e decore com folhas de hortelã.

Confira mais receitas em: http://prevencao.cardiol.br/receitas-saudaveis/principal.asp