No inverno, há uma grande influência do clima na incidência de doenças respiratórias, como gripes e resfriados, e cardiovasculares, como infarto do miocárdio. A grande ocorrência desses casos nesse período acontece devido à queda de temperatura, umidade, ventos, entre outros motivos.

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo e a incidência de problemas cardíacos durante essa época do ano aumenta em 25%, segundo a Associação Americana do Coração (American Heart Association).

Os dados ainda mostram que quando a temperatura alcança médias diárias abaixo de 14°C, os casos de morte por infarto do miocárdio sobem para até 30%, e a cada 10°C a menos, o risco cresce em 7%.

Com o frio, o funcionamento do organismo faz com que o sistema cardiovascular fique sobrecarregado e precise trabalhar mais para manter o equilíbrio térmico. Isso acontece porque os vasos sanguíneos tendem a se contrair e, com menos espaço para o sangue circular nas veias e artérias, ocorre um aumento da pressão arterial. Quando isso acontece, pode haver uma aceleração dos batimentos cardíacos e também fortes dores no peito.

Além disso, é preciso ficar atento a outros fatores, como o tabagismo, a ausência de atividades físicas, a falta de hidratação e a alimentação, que contribuem (e muito) para o aumento de algumas enfermidades.

Sendo assim, com a chegada dessa estação, as precauções com o bem-estar precisam ser redobradas e pequenas mudanças de hábitos devem ser incluídas na rotina. Simples atitudes fazem toda a diferença para a saúde e qualidade de vida.

A fim de ajudar a manter a saúde intacta nos dias mais frios, abaixo estão listados alguns cuidados especiais que devem ser mantidos ao longo de todo o inverno.

1 – Manter o corpo aquecido

No inverno, todo cuidado é pouco. Para que todas as reações químicas do organismo continuem funcionando normalmente, é preciso manter-se sempre bem agasalhado.

Já que quando o corpo não está devidamente aquecido, os riscos de hipotermia (diminuição da temperatura corporal) aumentam significativamente, levando, assim, a um aumento de doenças respiratórias que sobrecarregam o sistema cardiovascular.

Os idosos devem redobrar a atenção em relação a isso, pois na terceira idade ficam mais propensos a doenças cardiovasculares.

O ideal é estimular a circulação sanguínea, para manter o organismo aquecido em dias frios, e proteger as extremidades, como pés e mãos. Portanto, use meias quentes e luvas. Ah, é importante não esquecer do cachecol: o pescoço aquecido aumenta a circulação local e o calor dá uma percepção de conforto.

Caso haja a intenção de praticar exercício físico ao ar livre, como caminhada, é fundamental lembrar de fazer um bom aquecimento de todos os músculos que serão trabalhados antes de sair de casa. E, ao sentir calor durante a atividade, o indicado é evitar tirar os agasalhos em baixas temperaturas.

Outra dica essencial é respirar sempre pelo nariz. O nariz tenta aquecer o ar gelado que chega ao corpo pela dilatação dos vasos sanguíneos, fazendo com que o ar não chegue tão gelado na garganta.

2 – Hidratar-se bastante

É fato que, no inverno, todo mundo acaba ingerindo menos água. A falta da ingestão de líquidos sobrecarrega o rim e causa o aumento da pressão arterial, por isso, é importante ficar atento. É preciso eliminar todas as toxinas do corpo.

O ideal é beber pelo menos dois litros de água por dia já que, além da hidratação ser fundamental para a diminuição da pressão arterial, ela também controla a pressão sanguínea.

3 – Evitar ambientes fechados ou com muitas pessoas

As temperaturas baixas e o ar seco fazem com que o organismo fique mais vulnerável às bactérias e aos vírus. Ambientes fechados e com muita aglomeração podem causar vários danos para a saúde.

Além disso, eles aumentam o risco de adquirir resfriados, gripes, sinusite e outras reações alérgicas, até mesmo doenças mais sérias, como a meningite e pneumonia.

Fora isso, também é imprescindível ficar atento dentro de casa. O recomendando é abrir as janelas, para que o ar circule, e, se possível, investir em um umidificador de ar, para aliviar o clima seco do ambiente.

4 – Estabelecer uma boa alimentação

Geralmente, nos dias mais frios, típicos do inverno, as pessoas optam por alimentos mais pesados, ricos em gordura, e diminuem a frequência ou até param de praticar atividades físicas.

Essa combinação pode ocasionar descontrole dos fatores de risco para doenças cardíacas, por isso, é muito importante manter uma dieta balanceada, com porções de frutas, legumes e verduras, além das proteínas advindas das carnes, de preferência, as magras.

5 – Consumir alimentos ricos em Vitamina C

No inverno, há um aumento significativo de doenças respiratórias. Sabendo disso, investir na Vitamina C é uma ótima opção. Ela é essencial para o organismo, já que fortalece o sistema imunológico contra processos infecciosos, prevenindo, assim, gripes e resfriados.

A laranja, acerola, limão, goiaba, couve-flor, manga e kiwi são alguns dos alimentos que todas as pessoas podem (e devem) incluir em sua alimentação.

6 – Sopas e chás são sempre bem-vindos

As sopas e caldos, além de manterem o corpo aquecido, são opções leves e muito nutritivas. E o melhor: ajudam significativamente a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, carregam propriedades nutricionais importantes para o organismo, como a presença de vitaminas e proteínas.

É importante lembrar que as sopas devem ser feitas em casa. Sopas e caldos industrializados possuem uma alta porcentagem de sódio, por isso é bom evita-los. A sopa de legumes com alguma proteína (o frango, por exemplo) é uma ótima escolha.

Já os chás, além de melhorarem os níveis de concentração e energia, também podem ajudar no controle do colesterol mau (LDL) e até a diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

O vapor do chá de hortelã, por exemplo, melhora a respiração, enquanto o chá branco possui ação anti-inflamatória, antigripal e ativa o sistema imunológico.

7 – Tomar a vacina contra a gripe

A vacinação contra a gripe é extremamente importante, principalmente para crianças e idosos.

Muitas pessoas acreditam que está tudo bem pegar uma gripe, que não é um fator preocupante, mas não é bem assim. O vírus da gripe (chamado de miocardite viral) pode atingir o músculo cardíaco, ocasionando assim uma inflamação. Por isso, é fundamental se cuidar!

Ao tomar a vacina, além de ficar imune, também é possível proteger o coração contra futuros riscos.

Alerta aos mais velhos

O coração idoso é o que mais requer atenção durante o inverno. Pessoas mais velhas, que fazem tratamento contra doenças cardiovasculares, precisam cuidar de seus hábitos. É essencial manter a alimentação saudável e praticar atividades físicas.

Mais uma recomendação importante é evitar a exposição ao frio, procurando sair de casa e fazer exercícios somente nas horas mais quentes do dia, como final da manhã e início da tarde.

Alerta às pessoas com histórico de doenças cardiovasculares

Indivíduos hipertensos, diabéticos, obesos e fumantes devem redobrar todos os cuidados, a fim de não ter uma surpresa negativa com as temperaturas mais baixas, já que durante essa época do ano as chances de angina (dor no peito), insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral (derrame) aumentam.

Consulta com cardiologista na CTCor

Além de todas essas atitudes, também é importante marcar uma consulta com o cardiologista, para fazer um check-up geral com vários exames e saber se está tudo bem com o seu coração. Entre em contato conosco e agende um horário com o nosso especialista! Sua saúde agradece esse cuidado, ainda mais no inverno!

☎ Telefone: (11) 4724-8958
? WhatsApp: Mogi das Cruzes (11) 99604-3078 / Suzano (11) 99604-2222
? Unidade Mogi das Cruzes: Rua Antônio Meyer, 64 – Jardim Santista⁣⁣⁣
? Unidade Suzano: Rua 15 de Novembro, 239 – Jardim Guaio⁣⁣⁣
⏰ Segunda a sexta-feira: das 8h às 18h. Sábado: das 8h às 12h