Com a rotina corrida, você pode até não pensar muito na saúde do seu coração, mas ele está trabalhando o tempo todo para lhe manter vivo, bombeando sangue e oxigênio para todos os outros órgãos.

O coração é o músculo mais importante do corpo humano e, quando ele não recebe os cuidados necessários, alguns problemas sérios de saúde podem aparecer ao longo da vida.

Por isso, para manter esse órgão vital funcionando perfeitamente é necessário ficar atento aos hábitos do dia a dia. E não é preciso muito para deixar o coração saudável. Basta colocar em prática medidas simples e ter em mente que quanto mais saudável é o estilo de vida, mais o coração se mantém firme e forte.

1 – Livre-se do estresse e relaxe

O estresse não pode ser considerado causa direta para as doenças cardiovasculares, mas ele pode ser um fator agravante quando associado a outras condições.

A sobrecarga emocional causada pelo excesso de trabalho, cobranças, problemas pessoais e familiares, além de ansiedade, por exemplo, estimula a liberação de adrenalina e cortisol.

Entre outros efeitos no organismo, essas substâncias aumentam os batimentos cardíacos, elevam a pressão arterial e favorecem o ganho de peso, que são fatores de risco para o coração e podem até mesmo agravar problemas cardíacos.

Portanto, cuidar bem do coração também significa reservar tempo para cultivar hobbies, fazer atividades gostosas, dormir bem, encontrar os amigos, se divertir com a família, descansar, tirar férias e viajar para se livrar da correria urbana.

É fundamental colocar na rotina atividades de lazer que possam trazer bem-estar e reduzir a tensão.

2 – Durma bem

Pessoas que dormem menos de sete horas por noite têm mais elevações de pressão arterial e níveis mais altos de cortisol, o hormônio do estresse, tornando as artérias mais vulneráveis ao acúmulo de placa bacteriana.

Assim, é fundamental evitar cafeína no período da noite e desenvolver um ritual de desaceleração antes de dormir, para ajudar a pegar no sono com mais facilidade e ter um ótimo descanso.

3 – Pratique atividades físicas

Sabe-se que o coração é um órgão muscular. Logo, quanto maior o estímulo, maior será a sua capacidade cardíaca. Por isso, a prática de atividades físicas é de grande importância para manter um coração forte e resistente, e ajudar a afastar doenças cardiovasculares, já que faz com que a bomba cardíaca trabalhe melhor e bombeie o sangue para o corpo de maneira adequada, de forma que as artérias e veias fiquem mais saudáveis e flexíveis.

A indicação são os exercícios aeróbicos, como corrida, caminhada, ciclismo, natação e dança, no mínimo três vezes por semana, durante 30 minutos. É importante consultar um médico para obter orientações sobre a opção de exercício mais indicada.

A atividade física regular ajuda a controlar a glicemia e a pressão arterial, a aumentar o colesterol bom (HDL), diminuir o colesterol ruim (LDL) e combater a obesidade.

4 – Controle a pressão arterial

A pressão arterial é a pressão que o sangue exerce sobre as paredes dos vasos sanguíneos à medida que o coração bombeia o sangue ao redor do corpo.

É importante medi-la com frequência e checar se ela está acima de 12 por 8, isso porque a hipertensão arterial pode muitas vezes passar despercebida, pois não é algo que dá para sentir, sendo praticamente assintomática. Porém, mesmo silenciosa, ela é um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas, como derrame, infarto e insuficiência cardíaca, portanto, necessita de atenção e cuidados.

5 – Pare de fumar

Doenças nos pulmões são o primeiro problema que vem à cabeça quando se pensa em tabagismo. Mas o vício tem malefícios ainda mais agravantes, isso porque o cigarro contém muitas substâncias tóxicas em sua composição, que aumentam o risco de diversos tipos de doenças, podendo afetar, inclusive, a saúde cardiovascular.

Ele ataca diretamente o endotélio (parede celular que recobre os vasos sanguíneos) e interfere na produção de óxido nítrico (substância que os protege). Com isso, as artérias ficam mais vulneráveis e tendenciosas ao acúmulo de gordura, podendo provocar o entupimento delas. O bombeamento de sangue também fica prejudicado, porque há uma resistência maior na ação voluntária de contração e relaxamento das artérias.

Assim, o tabagismo está associado ao aumento do risco de infarto do miocárdio, acidente vascular encefálico, aneurisma de aorta e doença arterial periférica.

Parar de fumar pode ser difícil, mas é necessário para a melhora da saúde do coração.

6 – Diminua o consumo de bebida alcoólica

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode causar muitos prejuízos para o organismo, inclusive para o coração.
Não apenas as pessoas em grupo de risco estão sujeitas a desenvolver doenças cardiovasculares por conta do álcool em excesso. Pessoas saudáveis que exageram no consumo em um curto período também podem ter problemas.

Entre os principais malefícios estão: danos causados na célula muscular cardíaca; fechamento das artérias, que pode ocasionar infarto; elevação da pressão arterial e dos níveis de glicose e colesterol no sangue; arritmias, devido à alteração dos batimentos cardíacos; e aumento das chances de ter infarto e insuficiência cardíaca, e desenvolver aterosclerose.

Portanto, para evitar que o coração fique sobrecarregado, é importante consumir bebidas alcoólicas com moderação.

7 – Atente-se ao peso

O excesso de peso contribui para o aumento de chances de desenvolver doenças cardiovasculares, além de diabetes, hipertensão e colesterol alto.

O sobrepeso é frequentemente associado com intolerância à glicose, alterações do perfil lipídico e, principalmente, à pressão alta. A associação de todos esses fatores de risco cardiovascular demonstra porque o peso é importante e merece a devida atenção na manutenção da boa saúde.

A localização da gordura no corpo também importa. Isso porque a gordura abdominal visceral (famosa barriguinha) é a mais perigosa. Justamente por isso ela serve de parâmetro para medir o grau de risco de uma pessoa desenvolver alguma doença cardíaca.

Diante disso, é extremamente importante ter uma boa alimentação e sair do sedentarismo.

8 – Alimente-se bem

Manter uma alimentação equilibrada e variada em alimentos saudáveis pode ajudar muito a controlar o peso, pressão arterial e colesterol, além de prevenir doenças cardíacas.

O mais indicado é buscar a ajuda de um nutricionista para estabelecer uma dieta balanceada, que inclua legumes, vegetais e frutas. Esses três grupos de alimentos têm as funções de prevenir doenças, ajudar a manter a imunidade alta e proteger o organismo contra infecções. Isso porque eles possuem vitaminas, minerais e fibras essenciais para o organismo.

Abaixo estão algumas dicas de como se alimentar melhor e deixar o coração mais forte e saudável:
• Diminua o sal – uma boa dica é substituí-lo por ervas e especiarias, que são saudáveis e ajudam a enriquecer o sabor dos alimentos;
• Priorize alimentos naturais, frutas, legumes, verduras, carnes magras, grãos e cereais – essa é a melhor maneira de garantir que seu organismo receba todos os nutrientes necessários para realizar suas funções, inclusive as do coração;
• Troque frituras por assados ou grelhados, que são tão saborosos quanto, além de terem a vantagem de níveis menores de gordura.
• Evite produtos industrializados, fast foods e alimentos ricos em gordura que resultam na obstrução das artérias;
• Inclua ômega 3 na sua dieta – ele é encontrado em alimentos como peixes e castanhas, e ajuda a proteger o coração;
• Aumente o consumo de gorduras boas (abacate, azeite de oliva e sementes) e diminua o consumo de gorduras saturada e trans (carnes vermelhas, torresmos, queijos, manteigas, além de alimentos industrializados);
• Crie a rotina de ler e entender os indicadores de composição nos rótulos dos produtos alimentícios antes da compra;
• Procure fazer pequenas refeições ao longo do dia e monte pratos variados e coloridos – ofereça a maior diversidade possível de vitaminas e minerais para o corpo.

9 – Faça check-ups regulares com o cardiologista

Caso não haja histórico pessoal ou familiar de problemas cardiovasculares, é recomendável visitar um cardiologista com frequência a partir dos 40 anos, quando o risco de doenças aumenta. Porém, caso a família tenha tendência a esse tipo de condição, esse acompanhamento pode começar mais cedo, até mesmo na adolescência.

Na consulta, o médico pode avaliar a pressão arterial e os batimentos cardíacos, além de solicitar exames cardiológicos, como teste ergométrico, eletrocardiograma, ecocardiograma, M.A.P.A, holter, entre outros, para ter certeza de que está tudo bem.

É imprescindível consultar um cardiologista e fazer todos os exames solicitados para monitorar a saúde e garantir que o coração está funcionando da forma correta.

Consulta com cardiologista na CTCor

É extremamente importante marcar uma consulta com o cardiologista, para fazer um check-up cardiológico com vários exames e saber se está tudo bem com o seu coração. Entre em contato conosco e agende um horário com o nosso especialista! Sua saúde agradece esse cuidado!
☎ Telefone: (11) 4724-8958
? WhatsApp: Mogi das Cruzes (11) 99604-3078 / Suzano (11) 99604-2222
? Unidade Mogi das Cruzes: Rua Antônio Meyer, 64 – Jardim Santista
? Unidade Suzano: Rua 15 de Novembro, 239 – Jardim Guaio
⏰ Segunda a sexta-feira: das 8h às 18h. Sábado: das 8h às 12h