Pressões no trabalho, correria do dia a dia, dívidas, problemas de relacionamento e dezenas de frustrações que se acumulam podem originar o estresse, mal que atinge a sociedade moderna e muitas vezes é ignorado.

Episódios isolados de estresse são completamente normais e, de um modo geral, não causam nenhum mal adicional à saúde. No entanto, quando a sobrecarga emocional é extremamente pesada e passa a ser constante e fazer parte da rotina, ele pode adoecer todo o organismo, incluindo o coração.

Esse é o chamado estresse crônico, que faz com que a pessoa permaneça continuamente estressada. Isso faz com que haja uma constante liberação de hormônios nocivos à saúde do coração, como a adrenalina (grande responsável pelo aumento dos batimentos cardíacos) e o cortisol (quando liberado em excesso provoca a desregulação do organismo).


Quando o individuo se encontra em uma situação mais tensa, o organismo reage como se ele estivesse em situação de perigo. Essa descarga hormonal é totalmente prejudicial, tornando o estresse um inimigo invisível do coração.

Esses hormônios, juntos, agem diretamente no sistema cardiovascular desencadeando a vasoconstrição das artérias, diminuindo, assim, a oferta de sangue no coração e causando aumento da pressão arterial e elevação dos batimentos cardíacos assim como os níveis de cortisol.

Caso o indivíduo já seja portador de uma doença cardiovascular ou apresente outros fatores de risco, como hipertensão, diabetes, obesidade ou tabagismo, isso pode ser extremamente perigoso para o ataque cardíaco e AVC (Acidente Vascular Cerebral). Por outro lado, pessoas saudáveis também podem desenvolver problemas de saúde em razão do estresse crônico.

Essa sobrecarga emocional também pode levar a algumas formas não saudáveis de lidar com situações complicadas, como comer demais, beber muito e fumar, todas igualmente prejudiciais ao coração.

Lidar com o estresse não é uma tarefa fácil, mas buscar o controle é essencial. Por isso, é fundamental fazer exercícios físicos regulares, ter uma alimentação equilibrada e uma boa rotina de sono, além de pensar em formas de driblar essa sensação do dia a dia.

Isso não significa fugir do trânsito, abandonar o emprego ou fingir que as dívidas não existem. O segredo está em traçar estratégias para compreender que até mesmo os piores problemas são passageiros e não podem ser maiores do que a saúde.

Como identificar que o estresse está se tornando um problema?

Há várias formas de identificar que o estresse está se tornando um problema. Agitação, o ato de falar ou comer muito rápido, aumento ou diminuição do apetite, sudorese e alteração no sono são alguns exemplos.

Abaixo estão outros sintomas de estresse:
• Irritabilidade;
• Dificuldade de concentração;
• Ganho ou perda de peso;
• Cansaço/Falta de energia;
• Falta de libido;
• Dificuldade para memorizar;
• Sensação de tristeza/melancolia;
• Dores musculares.

Além disso, as pessoas que sofrem de estresse constantemente também podem desenvolver um quadro de ansiedade. Nas fases mais avançadas, o indivíduo já não consegue realizar suas atividades adequadamente. No coração, ainda existe uma aceleração dos batimentos cardíacos, o que pode levar ao aumento da pressão.

Estresse ou infarto?

Durante uma crise de estresse, a pessoa pode ter sintomas parecidos aos de um infarto, como falta de ar, coração acelerado e transpiração excessiva.

Por isso, caso o paciente note os primeiros sinais e fique em dúvida sobre o que realmente está acontecendo com o seu organismo, o melhor a ser feito é ir ao hospital, para avaliar o seu quadro, especialmente se ele apresentar fatores de risco, como diabetes, histórico familiar de doenças cardiovasculares, tabagismo, hipertensão, má alimentação e sedentarismo.

É importante dizer que nessas situações, em que os indivíduos possuem alguma pré-disposição, os sintomas podem se estender para dor no peito, no braço esquerdo, costas, mandíbula e estômago.

Como driblar o estresse e viver melhor?

Estar constantemente estressado é péssimo para a saúde física e mental. Na maioria das vezes, não é possível fugir das situações estressantes, no entanto, é possível encontrar formas de se manter calmo e preservar o seu bem-estar no dia a dia:

  • Respire
    A respiração emite mensagens ao cérebro e ao coração, fazendo com que haja um relaxamento no momento de tensão. Então, na próxima vez em que você se deparar com uma situação estressante, pare o que está fazendo por um minuto e execute as seguintes etapas:
    • Inspire e expire cinco vezes profundamente (sua barriga deve avançar a cada inspiração);
    • Imagine todo esse estresse deixando seu corpo a cada expiração;
    • Sorria mesmo que o ato não seja sincero. É muito difícil ficar mal-humorado com um sorriso no rosto;
    • Sinta-se à vontade para repetir as etapas acima no trabalho ou em casa, se necessário.
  • Relaxe
    Após a sessão de respiração, faça uma rápida varredura corporal para identificar as áreas que estão tensas. Maxilar cerrado? Ombros curvados? Mais alguma coisa que não esteja à vontade?
    Toque delicadamente ou massageie qualquer parte do corpo que esteja sob tensão, para incentivar o relaxamento total. Imaginar que você está em um lugar que o acalma, como uma praia, banheira de hidromassagem ou trilha natural, também pode ajudar a relaxar e mandar o estresse embora.
  • Mastigue conscientemente
    Você costuma apelar para a comida quando está estressado? Então, experimente mastigar de maneira mais lenta e consciente na próxima vez que isso acontecer.
    Preste atenção ao sabor, textura e aroma da comida. Mastigue devagar enquanto tenta adivinhar todos os ingredientes que foram usados para preparar aquele prato.
    Além disso, evite comer alimentos gordurosos ou alimentação rápida (fast foods). Opte sempre por comidas mais saudáveis.
  • Olhe para o todo
    Na próxima vez em que o seu nível de estresse aumentar, respire fundo e pergunte a si mesmo: “Isso será importante pra mim durante quanto tempo?”. Provavelmente, a maioria das coisas que estressam você não terá importância na próxima semana, talvez nem no dia seguinte.
    Pare de sofrer por coisas que não pode controlar. Isso só te machuca e prejudica a sua saúde.
    Tente mudar a maneira como você pensa em uma situação e permanecer mais positivo. Essas atitudes são muito importantes para se manter calmo sempre que você se sentir sobrecarregado e estressado.
  • Resolva o problema
    Nunca deixe para depois a solução de um problema. Acredite, quando você não procura resolver o que lhe incomoda e atrasa, isso só ganha forças sobre você.
  • Tenha paciência
    Abaixo estão algumas maneiras fáceis de praticar a paciência todos os dias, aumentando sua capacidade de permanecer calmo em momentos de estresse:
    • Tente encontrar um lado bom em tudo o que te acontecer. Aos poucos, isso te tornará uma pessoa mais otimista e menos suscetível ao estresse;
    • Procure manter pelo menos 20 minutos de contato com a natureza diariamente;
    • Mantenha-se em contato consigo mesmo todos os dias. Deixe de lado o celular, a televisão e o trabalho, e relaxe;
    • Em vez de focar nos erros, pense em como você pode melhorar nas próximas vezes em que algo ruim acontecer;
    • A próxima vez que alguém te tirar do sério ou não for gentil, entenda que o erro está no outro e não em você;
    • Por fim, lembre-se que quando você cobra demais de si mesmo, sua saúde (tanto física quanto mental) é quem mais sofre. Seja gentil e entenda que todo mundo tem dias ruins, mas que a tempestade sempre acaba no fim das contas.
  • Cuide da sua saúde
    Para prevenir que o estresse acabe gerando alguma doença cardiovascular, é essencial incluir alguma atividade física em sua rotina. Isso porque, além de reduzir a sobrecarga emocional, ao se exercitar, o músculo cardíaco se fortalece e produz novas redes de circulação do sangue.
    Para somar às atividades físicas, a alimentação balanceada e o sono sem interferência de ruídos são ótimos aliados no combate ao inimigo invisível do coração.
    Além disso, há também outros pontos que merecem uma atenção especial:
    • Mantenha os níveis de colesterol estáveis;
    • Realize todos os exames do coração regularmente;
    • Evite, na medida do possível, ingerir bebidas alcoólicas;
    • Deixe o cigarro para lá: aproveite para apagar essa ideia;
    • Tente evitar acumular muitas informações;
    • Aproveite para realizar uma leitura sobre algum assunto que goste.

E lembre-se: o médico cardiologista tem um papel muito importante no processo de redução de estresse. Além dos exames do coração, as emoções e os comportamentos também devem ser analisados, pois todos os fatores são muito importantes para indicar o tratamento adequado.

Consulta com cardiologista na CTCor

É extremamente importante marcar uma consulta com o cardiologista, para fazer um check-up geral com vários exames e saber se está tudo bem com o seu coração. Entre em contato conosco e agende um horário com o nosso especialista! Sua saúde agradece esse cuidado!
☎ Telefone: (11) 4724-8958
? WhatsApp: Mogi das Cruzes (11) 99604-3078 / Suzano (11) 99604-2222
? Unidade Mogi das Cruzes: Rua Antônio Meyer, 64 – Jardim Santista
? Unidade Suzano: Rua 15 de Novembro, 239 – Jardim Guaio
⏰ Segunda a sexta-feira: das 8h às 18h. Sábado: das 8h às 12h