Cuidar com carinho do coração é essencial para poder viver bem e ter mais qualidade de vida. E, para isso, além de hábitos saudáveis, como se exercitar e ter uma alimentação equilibrada, também são necessários cuidados médicos, a fim de promover o bem-estar completo.

Entre esses cuidados está o check-up cardiológico, que consiste em uma série de exames e avaliações feitas por um cardiologista, com o objetivo de avaliar a condição e a capacidade cardiovascular do paciente, identificando possíveis alterações em seu funcionamento normal.


Assim, essa bateria de exames, juntamente com a avaliação do especialista, ajuda a identificar, avaliar o risco ou prevenir uma doença cardiovascular, como hipertensão, insuficiência cardíaca, infarto, arritmia e sopro no coração, bem como indicar ou contraindicar a prática esportiva.

Portanto, o check-up cardiológico é algo essencial para preservar a saúde, principalmente em idades mais avançadas.

Quando fazer um check-up cardiológico?

Em suma, o check-up cardiológico deve ser realizado anualmente em homens a partir de 35/40 anos e em mulheres quando se inicia a menopausa, por volta dos 40/45 anos. Isso porque, estatisticamente, estas são as fases da vida em que cresce o risco de desenvolvimento de problemas cardíacos.

No entanto, essa não é uma regra absoluta: existem diversas outras situações e condições de risco que fazem com que o check-up cardiológico seja recomendado com maior frequência ou até mesmo antes desses períodos pré-estabelecidos.

Em alguns casos é necessário incluir essa bateria de exames mais cedo na rotina de saúde. São exemplos:
• Pessoas com histórico familiar de doenças cardiovasculares;
• Pessoas com hipertensão e colesterol e triglicérides elevados;
• Diabéticos;
• Obesos;
• Fumantes;
• Portadores de doenças cardíacas;
• Praticantes de atividade física de alto impacto regular (como corrida, Triátlon, etc);
• Sedentários que querem iniciar atividade física.

Sintomas de problemas cardíacos

Alguns sintomas devem soar como um sinal de alerta para o paciente:
• Falta de ar;
• Dor no peito;
• Ponta dos dedos com coloração azulada;
• Sensação de palpitação ou coração acelerado;
• Fraqueza sem causa aparente;
• Tonturas;
• Cansaço inexplicável;
• Pernas inchadas.

Ao sentir frequentemente algum desses sintomas, é imprescindível consultar um cardiologista o quanto antes, para que seja feita uma avaliação. Assim, o médico do coração identificará a necessidade de um check-up cardiológico para um diagnóstico mais preciso.

Exames importantes no check-up cardiológico

Além da avaliação em consultório, que geralmente é baseada em uma conversa com o paciente (sobre a saúde, hábitos de vida, doenças prévias e hereditárias, e também presença de sinais físicos), medição da pressão arterial e registro do peso, o cardiologista normalmente solicita alguns exames para compor o check-up cardiológico, a fim de avaliar a saúde geral do coração do indivíduo, assim como identificar fatores de risco e verificar a possibilidade de alguma doenças estar se desenvolvendo.

Todo diagnóstico, quando realizado com antecedência, aumenta significativamente as chances de controlar a evolução da doença e, com isso, elevar as chances de cura.

Confira abaixo quais são os exames mais comuns e indispensáveis em um check-up cardiológico:

  • Eletrocardiograma
    O eletrocardiograma é um exame simples, rápido e indolor. Para realizá-lo, o paciente deve se deitar em uma maca onde, em repouso, são colocados múltiplos eletrodos com ventosas na região do tórax e com braceletes nos membros superiores e inferiores.
    Esses eletrodos são capazes de captar os estímulos elétricos do coração ou a repercussão dessas reações elétricas a cada batimento cardíaco. Assim, o eletrocardiograma consiste no registro gráfico das variações elétricas do coração.
    É um dos exames mais importantes para verificação de qualquer alteração do funcionamento cardíaco, auxiliando no diagnóstico de problemas como arritmias, batimentos irregulares do coração e até princípios de infarto.
  • Ecocardiograma
    O Ecocardiograma ou Ecocardiografia Bidimensional com Doppler é um exame de ultrassom muito utilizado na área da Cardiologia para detecção de alterações estruturais e/ou funcionais do coração. Ele permite a visualização das estruturas internas do órgão, como válvulas, átrios, ventrículos, dentre outras.
    Esse exame é utilizado na avaliação de pacientes com sopro cardíaco, palpitação, síncope, falta de ar, dor torácica e na triagem e acompanhamento de diversas doenças cardíacas, como infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, hipertrofia miocárdia, doenças valvares, cardiopatias congênitas, entre outras.
  • EcoDoppler de Carótidas
    O EcoDoppler de Carótidas é um exame que utiliza a ultrassonografia, o doppler pulsado e colorido, para determinação da localização, dimensões e comprometimento à passagem do fluxo de sangue nas placas ateroscleróticas. Ele avalia também a qualidade dessas placas quanto à predominância de gordura, fibrose ou calcificação e complicações como úlcera e trombose.
  • Teste ergométrico
    O teste ergométrico, também conhecido como teste de esforço, visa medir a frequência cardíaca, o ritmo cardíaco, a pressão arterial e outros parâmetros do coração do paciente.
    A pessoa fica com eletrodos fixos junto ao corpo e com a pressão arterial constantemente monitorada enquanto caminha e depois corre na esteira. Durante o exame, são coletados dados importantes sobre como o coração se comporta quando é submetido a um esforço físico intenso e crescente.
    Para tanto, o médico pode fazer recomendações pré-exame, como suspender medicações, por exemplo. Além disso, caso o paciente seja praticante regular de atividade física, é importante que essa informação também seja mencionada antes do início do exercício, bem como se for sedentário, ele também deve mencionar tal informação.
    O exame é feito, geralmente, para confirmar um diagnóstico ou apenas para eliminar qualquer chance de problema cardíaco. As doenças que geralmente podem ser diagnosticadas são arritmias, isquemias, anormalidades de pressão arterial, entre outras.
    Além disso, ele também avalia o condicionamento cardíaco de um indivíduo, tanto sedentário quanto ativo. Consequentemente, trata-se de um exame que pode incentivar ou desaconselhar a prática de determinadas atividades esportivas, sempre priorizando a saúde do paciente.
    Nesse exame, é orientado que a pessoa compareça com roupas adequadas para a prática esportiva.
  • Teste cardiopulmonar
    O teste cardiopulmonar é a associação de um teste ergométrico convencional com a análise do ar expirado pelo paciente, portanto, avalia a função cardiovascular em conjunto com a capacidade respiratória.
    Ele registra o maior valor de oxigênio consumido pelo corpo durante o esforço máximo gasto na avaliação e as faixas de batimentos cardíacos que definem o limite de atividade aeróbica que a pessoa pode suportar sem sobrecarregar coração e músculos, revelando, assim, o grau de condicionamento físico.
  • M.A.P.A
    O M.A.P.A se trate do Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial. Ou seja, com um equipamento simples, de fácil manuseio e bem portável pelo paciente, que fica acoplado ao seu braço e um monitor em sua cintura, é possível medir e registrar a pressão arterial (PA) e a frequência cardíaca (FC), em curtos intervalos de tempo pré-programados, durante as atividades regulares do indivíduo, fornecendo ao médico dados mais precisos.
    Desse modo, é possível obter cerca de 75 verificações da PA nas 24 horas habituais de duração do exame, permitindo traçar uma curva pressórica na vigília (pessoa acordada) e durante o sono.
  • Holter
    O Holter permite o registro contínuo do ritmo e da frequência cardíaca durante o período de 24 horas. Para isso, o paciente fica com eletrodos em seu tórax e com um monitor acoplado, registrando a atividade elétrica do coração em diferentes momentos enquanto a pessoa tem um dia típico, com a rotina que está acostumada.
    Esse exame visa detectar alterações do registro cardíaco durante a sua atividade diária normal e correlacionar com eventuais sintomas referenciados pelo paciente, como palpitações, tonturas, perda da consciência ou dor no peito.
  • Exames laboratoriais
    Por fim, existe ainda uma série de exames de sangue que podem ser solicitados pelo cardiologista quando o paciente faz um check-up cardiológico, ajudando a diagnosticar problemas que podem acometer o paciente de maneira perigosa e silenciosa.
    A saber, muitos deles não são direcionados apenas ao coração, mas possibilitam estabelecer situações que podem colocar sua saúde cardiovascular em risco. São exemplos:
    • Hemograma;
    • Glicemia em jejum (para verificação de diabetes);
    • Colesterol e suas frações;
    • Triglicérides (geralmente estão elevados em pessoas acima do peso ou que consomem muito carboidrato. Hoje sabe-se que os triglicérides quando altos representam alto risco cardíaco);
    • Troponina e mioglobina (enzimas que ajudam a detectar a possibilidade de infarto);
    • CK-MB (mede uma enzima liberada pelo músculo cardíaco e pode detectar uma isquemia);

Todos os exames recomendados pelo médico no momento do check-up cardiológico são de extrema importância. Por isso, o ideal é não hesitar em fazê-los. Afinal, eles podem detectar doenças preexistentes e indicar a possibilidade de problemas cardíacos futuros.

Consulta com cardiologista na CTCor

É extremamente importante marcar uma consulta com o cardiologista, para fazer um check-up cardiológico com vários exames e saber se está tudo bem com o seu coração. Entre em contato conosco e agende um horário com o nosso especialista! Sua saúde agradece esse cuidado!
☎ Telefone: (11) 4724-8958
? WhatsApp: Mogi das Cruzes (11) 99604-3078 / Suzano (11) 99604-2222
? Unidade Mogi das Cruzes: Rua Antônio Meyer, 64 – Jardim Santista
? Unidade Suzano: Rua 15 de Novembro, 239 – Jardim Guaio
⏰ Segunda a sexta-feira: das 8h às 18h. Sábado: das 8h às 12h