A campanha denominada Novembro Azul tem como objetivo conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde. Fundamental para quebrar tabus, a ação divulga informações importantes sobre o câncer de próstata e como preveni-lo.
De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), um homem no Brasil morre a cada 38 minutos de câncer de próstata. Contudo, um dos aspectos mais preocupantes sobre este tipo de câncer vai além da mortalidade, visto que é preciso acabar com o preconceito contra exames de prevenção à doença e alertar sobre os fatores de risco. Por isso, a campanha Novembro Azul é tão necessária.

 

O que é o Novembro Azul?

O Novembro Azul é uma campanha realizada no mundo todo sobre o cuidado e a atenção com a saúde do homem. Ela visa mostrar a relevância do câncer de próstata, a sua incidência na população masculina e, sobretudo, incentivar a sua prevenção. Isso porque, em grande parte dos casos, a doença se desenvolve lentamente, sem apresentar sintomas.
Dessa forma, com medidas preventivas, como a realização de exames específicos, é possível realizar diagnóstico precoce e tratamento adequado, aumentando as chances de cura.
As empresas têm um importante papel nessa estratégia e precisam abraçar a ideia de cuidar dos seus colaboradores e promover um impacto positivo na sociedade.

 

Como surgiu a campanha Novembro Azul?

Em 2003, Travis Garone e Luke Slattery, dois amigos da cidade de Melbourne, na Austrália, foram inspirados pelas campanhas de combate ao câncer de mama. Eles decidiram deixar seus bigodes crescerem para chamar a atenção das pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde dos homens.
Como 17 de novembro é tido como Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, eles optaram por manter seus bigodes durante esse mês. No mesmo ano, mais amigos participaram dessa campanha, que teve o impacto positivo desejado, pois as pessoas ficavam curiosas com os bigodes longos.
A ideia deu certo e, logo no ano seguinte, foi criada uma organização sem fins lucrativos para arrecadar fundos para combater o câncer de próstata. Ela foi chamada de Movember Foundation, unindo as palavras moustache (bigode) e november (novembro).
O movimento cresceu e se espalhou para mais de 20 países, com alguns homens, além do bigode, cultivando toda a barba. Devido a isso, em alguns lugares, a campanha Novembro Azul também era chamada de No-shave November, ou seja, “novembro sem barbear”.
A campanha foi trazida para o Brasil pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida e pela Sociedade Brasileira de Urologia, em 2008.
Com referência à cor azul, a escolha não tem nenhuma base específica. Apenas já era utilizada mesmo antes de surgirem os movimentos. Então, foi associada ao mês de novembro.
Anualmente, a popularidade da campanha se torna mais expressiva e, durante todo o mês de novembro, prédios, torres e monumentos históricos são iluminados de azul para chamar atenção para o movimento. O propósito é conscientizar um número crescente de homens, levando-os a realizar os exames de prevenção e cuidar de sua saúde.

 

Câncer de próstata

O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país.
É a segunda principal causa de morte por câncer em homens, sendo menor apenas que o número de óbitos provocados pelo câncer de pulmão. As estatísticas podem ser assombrosas: a cada 41 homens, pelo menos 1 morrerá de câncer de próstata.
Esse tipo de câncer é uma doença grave, mas a maioria dos casos diagnosticados não vai a óbito. E, quanto mais intensas forem as ações de conscientização e trabalho permanente para as formas de prevenção e diagnóstico precoce, menores ainda serão os casos letais.
– O que é a próstata?
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Ela está localizada abaixo da bexiga e sua principal função é produzir e armazenar o líquido prostático que, junto com o líquido seminal produzido pelas vesículas seminais e os espermatozoides produzidos nos testículos, forma o sêmen.

Desmistificando o câncer de próstata

Um dos grandes desafios para prevenção do câncer de próstata é enfrentar os bloqueios culturais que envolvem os exames preventivos. A primeira campanha no Brasil adotou como lema a frase “um toque, um drible”, justamente na tentativa de quebrar os tabus.
Com o movimento Novembro Azul, o Ministério da Saúde, órgãos não governamentais, instituições, profissionais da saúde e toda a sociedade envolvida têm o objetivo de desmistificar a doença. O intuito é mostrar a importância de realizar o acompanhamento médico, a fim de identificar o problema, que é silencioso.
São realizadas diversas ações educativas e de alerta, sempre na tentativa de vencer essas barreiras culturais. A campanha tem o objetivo de mostrar também que o cuidado com a saúde não afeta a masculinidade e o quanto isso é fundamental para preservar a vida do homem, além de uma proteção para aqueles que estão ao seu redor.
Embora o Novembro Azul tenha foco no público masculino, o intuito é alcançar toda a sociedade, porque esses tabus estão fixados ao senso comum. Sendo assim, a conscientização envolve e requer a participação de todos.

 

Quais são as possíveis causas do câncer de próstata?

Assim como os principais tipos de câncer, a causa exata que desenvolve o câncer de próstata ainda não é totalmente conhecida. Sabe-se que a doença surge por meio da interação entre fatores ambientais e certa predisposição genética.
Uma interação como essa provoca algumas mutações no DNA. Isso causa o crescimento anormal em células da próstata, resultando no crescimento anormal e incontrolável, ação que leva à formação de tumores malignos.
Portanto, fatores de risco, como etnia, hábitos alimentares inadequados e estilo de vida sedentário, não constituem a certeza da doença quando presentes, nem garantia de imunidade quando ausentes. São apenas indicativos de maiores chances de ocorrência.
A seguir, vamos entender melhor as causas do desenvolvimento desse tipo de câncer:

  • Idade
    Uma das causas que mais prevalecem no câncer de próstata é a idade. Casos em que a doença afeta indivíduos antes dos 40 anos são extremamente raros, visto que a possibilidade do desenvolvimento aumenta 40% em homens com mais de 50 anos. Risco que acaba dobrando para maiores de 65 anos.
    O motivo pelo qual a idade é um diferencial está no tempo que o tumor leva para se instalar na próstata. A maior parte dos tumores cresce de forma lenta e só podem ser detectados quando o homem já tem mais de 60 anos.
  • Hereditariedade
    Outra das principais causas do câncer de próstata está relacionada aos casos na família. Afinal, estudos identificam que a doença apresenta fatores genéticos hereditários. Isso aumenta o risco para homens que tenham um parente direto na família, como irmão, pai ou avô, com câncer de próstata.
  • Alimentação
    A alimentação não é a principal causa para o desenvolvimento do câncer de próstata. No entanto, ela exerce certa influência no assunto. Estudos apontam que homens com uma dieta rica em carne vermelha, gordura, derivados do leite e pobre em legumes, frutas e outros vegetais podem ter o risco aumentado.
  • Tabagismo
    Assim como em doenças crônicas, o tabagismo pode ser uma das causas do câncer de próstata. Além disso, o vício pode diminuir as possibilidades de uma recuperação e prognóstico positivo em homens que desenvolverem a doença.
  • Alterações genéticas
    As alterações genéticas favorecem o surgimento do câncer de mama e ovário, e também o de próstata. Entretanto, em homens a alteração representa uma pequena porcentagem dos casos de câncer.
  • Sedentarismo e obesidade
    O excesso de gordura no corpo também pode ter grande influência em relação ao câncer de próstata. Homens com sobrepeso costumam apresentar versões mais agressivas dos tumores, fator que pode complicar o tratamento e diminuir as chances de cura.
    Assim como a má alimentação, a falta de exercícios físicos também piora as possibilidades, agravando o quadro.

Principais sinais e sintomas do câncer de próstata

Quando em seus estágios iniciais, o câncer de próstata não costuma provocar o aparecimento de sintomas. Em situações de maior evolução da doença, podem surgir algumas manifestações que, no entanto, não são exclusivas de evento oncológico.
Isso significa que, na presença desses sinais, é preciso investigar com precisão para se descobrir se são devidos ao câncer ou a outro distúrbio, por exemplo, a hiperplasia benigna de próstata.
Os principais sintomas são:
• Micção frequente;
• Dores ao urinar;
• Fluxo urinário fraco ou interrompido (dificuldade para manter o jato);
• Vontade de urinar frequentemente à noite;
• Presença de sangue na urina ou no sêmen;
• Disfunção erétil;
• Dor nos ossos (quando a doença se disseminou);
• Fraqueza nas pernas ou nos pés.

Como prevenir o câncer de próstata?

A melhor forma de prevenir o câncer de próstata é o diagnóstico precoce. A identificação da doença em seus estágios iniciais permite tratamento e cura. Portanto, não se trata de uma fatalidade para a maioria dos casos, mas da iniciativa de o indivíduo tomar os devidos cuidados, que são capazes de garantir uma antecipação às manifestações avançadas da doença. E, além disso, são constituídos por medidas simples, como:
• Realizar um check-up anualmente (a partir dos 45 anos com fatores de risco ou 50 anos sem fatores);
• Fazer o controle do colesterol, diabetes e pressão arterial;
• Praticar exercícios físicos regularmente,
• Manter o peso ideal;
• Evitar cigarro e abuso de álcool;
• Ter uma alimentação equilibrada.

Também é essencial que sejam feitos exames periódicos, como: hemograma completo, teste de urina e de IMC, verificação do perímetro abdominal, além do exame de próstata (toque retal), é claro, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos.
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal, reforçando sua importância para o diagnóstico e o tratamento precoces. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

 

Tratamento do câncer de próstata

O tratamento do câncer de próstata pode ser feito por meio de diferentes técnicas, que podem ser combinadas ou não. A principal delas é a cirurgia oncológica, quando a doença está restrita à próstata.
A intervenção cirúrgica pode ser adotada juntamente à radioterapia e tratamento hormonal, conforme as características e circunstâncias de cada caso.
Na ocorrência de metástase (quando o câncer se espalhou para outros órgãos), a radioterapia será utilizada junto ao tratamento hormonal, além de outras abordagens paliativas.
Em casos de tumores de baixa agressividade, há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença, intervindo se houver progressão da mesma.
A opção pelo melhor tratamento é totalmente personalizada, definida por médico especializado, após identificar os riscos, benefícios e melhores resultados. Assim, de acordo com as condições clínicas do paciente e com o estágio da doença, será definida a abordagem mais adequada.

 

CTCor

☎ Telefone: (11) 4724-8958
? WhatsApp: Mogi das Cruzes (11) 99604-3078 / Suzano (11) 99604-2222
? Unidade Mogi das Cruzes: Rua Antônio Meyer, 64 – Jardim Santista
? Unidade Suzano: Rua 15 de Novembro, 239 – Jardim Guaio