O músculo cardíaco precisa de um fornecimento constante de sangue rico em nutrientes e oxigênio. E as artérias coronarianas, que se ramificam da aorta assim que esta sai do coração, fornecem esse sangue.

Diante disso, a Doença Arterial Coronariana é um quadro clínico no qual o suprimento de sangue para o músculo cardíaco é bloqueado parcial ou completamente, causando alguns desconfortos.

Essa condição pode afetar pessoas de qualquer idade, especialmente idosos, e, em condições mais graves, pode desencadear infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca e até mesmo morte súbita.

O que é Doença Arterial Coronariana (DAC)?

A Doença Arterial Coronariana (DAC), também conhecida como Doença Cardíaca Coronária (DCC), é uma consequência do processo de aterosclerose, no qual há obstrução gradual ou súbita das artérias coronárias por placas de gordura e coágulos, que vão se depositando em seu interior e se acumulando nas paredes das veias.

Os depósitos de gordura podem se desenvolver ainda na infância e continuar aumentando ao longo da vida. Com isso, há insuficiência das artérias coronárias (vasos sanguíneos encarregados de irrigar o coração) de transportarem ao músculo cardíaco o sague, os nutrientes e o oxigênio que ele precisa para manter a sua atividade normal.

A aterosclerose pode estreitar as artérias e diminuir ou bloquear o fluxo de sangue para o coração, essa condição é chamada de isquemia miocárdica.

O que causa a Doença Arterial Coronariana?

A Doença Arterial Coronariana é causada pelo acúmulo de gordura, ou seja, depósitos gordurosos dentro das artérias, que são formados por colesterol, cálcio e outras substâncias no sangue.

Esse acúmulo é denominado “placa aterosclerótica” ou simplesmente “placa” e pode obstruir as artérias coronárias e deixá-las rígidas e irregulares. Isso é denominado “endurecimento das artérias”.

Pode haver um único bloqueio ou vários bloqueios e os mesmos podem variar de gravidade e localização. Esses depósitos lentamente estreitam as artérias coronárias, fazendo com que o coração receba menos sangue e oxigênio.

Quais são os fatores de risco da Doença Arterial Coronariana?

Existem diversos fatores de risco que podem aumentar a probabilidade de desenvolvimento da Doença Arterial Coronariana. Entre eles:

· Idade (mais de 45 anos para os homens e mais de 55 anos para as mulheres);

· Histórico familiar;

· Tabagismo;

· Sedentarismo;

· Obesidade;

· Diabetes;

· Hipertensão arterial;

· Estresse;

· Má alimentação;

· Colesterol LDL (ruim) alto e colesterol HDL (bom) baixo;

· Menopausa.

Quais os sintomas da Doença Arterial Coronariana?

Como a Doença Arterial Coronariana pode se desenvolver ao longo de muitos anos, os sintomas frequentemente não são sentidos até que os bloqueios sejam graves e potencialmente fatais.

Os primeiros sinais podem ocorrer quando o coração estiver trabalhando mais do que o habitual, como durante exercícios físicos. No entanto, eles também podem ser percebidos durante o descanso ou sem que haja esforço físico.

Os sintomas da Doença Arterial Coronariana podem ser diferentes de pessoa para pessoa, mas os mais comuns são:

· Desconforto ou dor no peito (angina);

· Falta de ar;

· Fadiga extrema durante o esforço;

· Inchaço dos pés;

· Dor no ombro ou braço;

· Tontura e náusea;

· Suor frio;

· Sensação de aperto no coração.

Diagnóstico da Doença Arterial Coronariana

Para realizar o diagnóstico da Doença Arterial Coronariana, geralmente o cardiologista pergunta sobre os sintomas, histórico médico e fatores de risco durante a consulta. Depois, com base nessas informações, o especialista pode pedir alguns exames, como:

· Eletrocardiograma (ECG ou EKG);

· Ecocardiograma (ECO);

· Teste ergométrico;

· Angiografia;

· Tomografias;

· Radiografias;

· Ultrassom intravascular (USIV);

· Cintilografia do miocárdio;

· Ressonância magnética cardíaca;

· Exames de sangue.

Os exames ajudam a definir também o estágio em que a doença se encontra. Nos estágios iniciais, há o acúmulo de gordura nas paredes das artérias, mas não é suficiente para causar complicações e pode ser revertido facilmente. Já em casos mais avançados, ela pode estar completamente obstruída, vindo a causar um infarto a qualquer momento.

Tratamento da Doença Arterial Coronariana

Após o diagnóstico da Doença Arterial Coronariana, o cardiologista indica o tratamento mais adequado para o paciente, que pode ser medicamentoso ou cirúrgico, dependendo do estágio da doença.

Os medicamentos dilatam os vasos sanguíneos e aumentam o fluxo da circulação de sangue que vai ao coração, reduzindo o trabalho cardíaco de tal maneira que o fluxo de sangue diminuído pela obstrução coronária seja suficiente para suprir as necessidades do músculo cardíaco.

Entre os procedimentos cirúrgicos, destacam-se a angioplastia coronária, realizada por meio da introdução de um cateter em uma artéria do braço ou da perna, que quebra as placas de gordura nos vasos.

Há também a revascularização do miocárdio, procedimento conhecido como ponte de safena, que normalmente utiliza veias da perna para a construção de uma rota alternativa para o fluxo sanguíneo não passar pelo local onde há a obstrução.

Como prevenir a Doença Arterial Coronariana?

É possível reduzir os riscos prevenindo os fatores que auxiliam no desencadeamento da Doença Arterial Coronariana:

· Fazer exercícios físicos regularmente;

· Adotar uma dieta com menos açúcar, sal e gorduras saturadas;

· Moderar a ingestão de bebidas alcoólicas;

· Parar de fumar;

· Controlar a pressão arterial;

· Manter um peso adequado para sua idade e estrutura física;

· Reduzir o estresse;

· Visitar um médico cardiologista regularmente.

Consulta com cardiologista na CTCor

É extremamente importante marcar uma consulta com o cardiologista, para fazer um check-up cardiológico com vários exames e saber como está a saúde do seu coração. Entre em contato conosco e agende um horário com o nosso especialista!

☎ Telefone: (11) 4724-8958

WhatsApp: Mogi das Cruzes (11) 99604-3078 / Suzano (11) 99604-2222

Unidade Mogi das Cruzes: Rua Antônio Meyer, 64 – Jardim Santista

Unidade Suzano: Rua 15 de Novembro, 239 – Jardim Guaio

⏰ Segunda a sexta-feira: das 8h às 18h. Sábado: das 8h às 12h