Os compromissos no final do ano são muitos e às vezes é até difícil organizar toda a agenda com tantas coisas novas na rotina. O que também pode ser um desafio é cuidar da saúde e não extrapolar tanto. Isso porque com as festas chegam os excessos, que vão do consumo exagerado de comidas gordurosas e de bebidas alcoólicas, até a fuga da academia, as noites mal dormidas, estresse, fadiga e cansaço por conta do ritmo frenético.

Este combo de final de ano pode sobrecarregar o coração, afetar a saúde e comprometer o que já foi conquistado. Então, mesmo diante de tantos compromissos, celebrações e alterações na rotina, é fundamental manter a prática de atividade física, os hábitos saudáveis de alimentação e o coração bem cuidado.

Afinal, é o ano que está acabando, mas seu bem-estar, disposição e saúde devem continuar plenamente. Por isso, é fundamental buscar formas de tentar manter o equilíbrio na reta final de mais um ano. Mas, é claro, sem deixar a diversão de lado.

Excessos de fim de ano e o corpo humano

É preciso ficar atento aos excessos durante as comemorações que começam em dezembro e podem se estender para janeiro, porque o corpo humano sente a sobrecarga em vários sistemas.

Por exemplo, ao comer demais e exagerar nos alimentos extremamente gordurosos, desconforto, azia e outros problemas estomacais podem surgir. Além disso, o excesso de bebida alcoólica pode sobrecarregar o fígado e trazer uma série de problemas que podem comprometer as comemorações.

Isso sem falar na sobrecarga do coração, que passa a ser mais exigido emocionalmente neste período, com mais estresse por conta do acúmulo de tarefas, aumento das contas e mais cobranças sobre o fim de um ciclo e o início de um novo.

Portanto, não se trata apenas de manter o peso ou não engordar tanto nesta época, mas, sim, preservar a saúde e bem-estar de uma maneira geral, principalmente no que diz respeito ao coração, para iniciar o próximo ano com o pé direito.

O coração também sente os efeitos desse estresse em dose extra e, por isso, é preciso respeito, acolhimento e cuidado com as emoções e sentimentos que afloram no encerramento de um ciclo.

O que fazer, então, para terminar bem o ano e começar o novo ainda melhor?

  • Não abandone a sua saúde

Você sai de férias, mas seu corpo e as necessidades dele não. Então, mesmo fora de casa, durante viagens e festas, o ideal é manter o uso de medicamentos – caso haja -, o consumo adequado de alimentos – sem pular refeições – e a prática de atividade física.

Se está longe da academia que costuma frequentar ou ela está fechada por conta das celebrações, procure alternativas, como caminhadas e corridas ao ar livre, passeios de bicicleta, etc. O importante é não abandonar os hábitos saudáveis e conscientes conquistados ao longo do ano.

Ainda que seja por um período curto, os excessos nesta época podem trazer resultados negativos, imediatos e duradouros, tanto para o coração como para a saúde como um todo.

  • Mantenha o foco e o equilíbrio na alimentação

A mesa é farta, a geladeira mais ainda e os convites não param de chegar. As guloseimas estão logo ali. Porém, junto dos sabores e aromas do final de ano, estão também o álcool, as gorduras e o níveis de sódio mais elevados, inimigos do bom funcionamento do coração.

Por isso, evite o consumo excessivo desses alimentos e procure priorizar os pratos preparados com verduras, legumes, raízes, grãos e carnes mais magras.

Claro que a ideia não é se privar da ceia de Natal, por exemplo, com itens que estão no cardápio apenas uma vez no ano. A ideia é consumir com moderação, além de incluir também outros elementos saudáveis, naturais e pouco gordurosos.

Ou seja, não deixe de comer seu prato predileto de Natal, mas insira uma salada bem variada antes do prato principal. Outra sugestão é optar pelos petiscos mais saudáveis, como oleaginosas e damasco, e fugir dos industrializados.

  • Atente-se às bebidas

Na parte das bebidas, cuidado para não exagerar nos refrigerantes e acabar ingerindo muito açúcar. Prefira as bebidas zero e, melhor ainda, os sucos naturais. Caso a bebida alcoólica seja indispensável, não abuse na quantidade e intercale com a ingestão de muita água.

  • Mantenha-se hidratado

No Brasil, as festas de final de ano caem no verão e os dias de sol quente são predominantes em todo território nacional. Portanto, uma das dicas mais importante é beber mais água. Sempre, em todo momento.

Água é vida e precisa fazer parte da sua rotina, seja em que período for, ainda mais durante o verão.

  • Bons fluídos para o coração

Manter a saúde mental em dia é uma forma de cuidar do coração. Por isso, ainda que no meio da correria de final de ano, procure acalmar os pensamentos, controlar as emoções, organizar seu “eu interior” e investir em atividades que possam aliviar as tensões.

Faça caminhadas ao ar livre e fique em contato com a natureza. Vá até um espaço tranquilo, sente-se, respire e medite um pouco. Tome esse tempo para nutrir seu corpo e sua mente de bons fluídos. A pausa é importante para seguir adiante, com mais força e saúde.

  • Tire um tempo para cuidar de você

A badalação das festas de final de ano não para e, às vezes, os compromissos são tantos que fica difícil tirar um tempo para descansar. Fique atento a isso e separe alguns momentos para apenas relaxar e cuidar de você durante esse período tão agitado.

Refletir sobre o ano que passou, elaborar metas e ações concretas para colocar em prática no ano que vem ou simplesmente descansar são atitudes positivas que vão ajudá-lo a recarregar as baterias para os novos desafios que vem pela frente.

Um corpo descansado tem muito mais disposição, energia, bem-estar, saúde e qualidade de vida. E, mesmo com todos os compromissos, preservar as horas de sono é importante para viver com intensidade e alegria.

Consulta com cardiologista na CTCor

É extremamente importante marcar uma consulta com o cardiologista, para fazer um check-up cardiológico com vários exames e saber como está a saúde do seu coração. Entre em contato conosco e agende um horário com o nosso especialista!

☎ Telefone: (11) 4724-8958

📱 WhatsApp: Mogi das Cruzes (11) 99604-3078 / Suzano (11) 99604-2222

📍 Unidade Mogi das Cruzes: Rua Antônio Meyer, 64 – Jardim Santista

📍 Unidade Suzano: Rua 15 de Novembro, 239 – Jardim Guaio

⏰ Segunda a sexta-feira: das 8h às 18h. Sábado: das 8h às 12h