O comportamento alimentar está relacionado a questões fisiológicas, metabólicas e ambientais. Assim, entender a importância do nutricionista é fundamental para ter uma vida saudável, já que um dos principais fatores é a boa alimentação, e esse profissional consegue passar orientações nutricionais direcionadas para cada metabolismo.
A alimentação não é apenas uma fonte de energia para o corpo, ela também ajuda na prevenção de muitas doenças. Portanto, o nutricionista atua diretamente com a medicina preventiva por meio da alimentação, criando novos hábitos alimentares.

Qual é o papel do nutricionista?

O papel do nutricionista vai muito além de simplesmente prescrever dietas para emagrecer. Ele é responsável por tornar o corpo mais saudável, proporcionando uma melhor qualidade de vida e bem-estar, além de nortear a alimentação e, com isso, prevenir doenças e ajudar a obter o melhor funcionamento do organismo.
Além disso, ele orienta sobre a importância da ingestão adequada de nutrientes e planeja um cardápio que se encaixa na individualidade de cada um, auxiliando nas escolhas saudáveis e melhorando diversos aspectos da vida.
O trabalho do nutricionista envolve coletar informações sobre a saúde e rotina alimentar de cada pessoa, calcular a quantidade de nutrientes necessários para suprir a demanda energética e elaborar o plano alimentar, orientando sobre a combinação correta de alimentos, horários das refeições, o que priorizar e o que evitar.

Por que procurar um nutricionista?

Cada pessoa precisa de quantidades individuais de macro e micronutrientes para manter o funcionamento correto do organismo e o equilíbrio do corpo. Por isso, as escolhas alimentares diárias influenciam diretamente na saúde e no bem-estar.
Abaixo estão alguns motivos para buscar a ajuda de um nutricionista:

  • Proporciona uma infância saudável
    Levar os pequenos ao nutricionista ajuda a melhorar a qualidade de vida deles desde cedo, para que cresçam saudáveis e bem nutridos.
    Os bons hábitos alimentares começam na infância e estes devem partir dos pais, que são os principais influenciadores.
  • Mantém bons hábitos alimentares
    A prática de atitudes simples e saudáveis, como hábitos alimentares com ingestão de alimentos ricos em nutrientes e vitaminas, pode ser realizada para melhorar o desempenho no trabalho, na academia e no ambiente social, aumentando tanto a disposição quanto a concentração.
    Por isso, uma boa nutrição é uma parte relevante no processo de formação de novos hábitos, tornando o organismo saudável e nutrido. Afinal, uma alimentação colorida, rica e diversificada é importante para ficar em dia com a saúde e evitar enfermidades.
  • Melhora a qualidade do sono
    Ao se alimentar de forma correta, com os nutrientes necessários, o organismo passa a funcionar adequadamente, já que as funções estão todas equilibradas, o que favorece à noite de sono e torna esse momento de descanso mais agradável e sadio.
    Estudos mostram que isso reduz a necessidade de ingerir medicamentos calmantes e supressores do sistema nervoso central, além da melhora considerável na qualidade do sono por meio de uma alimentação balanceada.
  • Promove disposição e bem-estar
    O cansaço e a falta de energia podem se associar a uma alimentação de baixo valor nutricional, levando à ausência ou deficiência de algumas substâncias no organismo.
    Por isso, manter uma alimentação adequada e equilibrada é a melhor maneira de obter os nutrientes essenciais para ganhar mais energia, ter mais disposição para realizar as tarefas diárias e afastar o estresse e a fadiga.
  • Ajuda a chegar ao peso ideal
    Uma das grandes motivações para buscar ajuda nutricional é a vontade de emagrecer, de forma saudável e sem radicalismo. Para isso, o nutricionista seleciona os alimentos mais apropriados para as necessidades de cada indivíduo e organiza o seu dia a dia para que seja possível atingir o peso ideal. O mesmo funciona para quem não consegue engordar, já que uma reeducação alimentar é o ponto inicial.
    Para manter o controle do peso, é necessário um equilíbrio entre a ingestão alimentar e o gasto energético. Sendo assim, a orientação nutricional é essencial no planejamento de uma dieta balanceada.
  • Auxilia a prática de esporte
    Os praticantes de atividade física têm necessidades nutricionais de acordo com a modalidade esportiva que realizam, logo, requerem a ingestão de nutrientes adequados, com o objetivo de suprir as necessidades calóricas, visando sempre o desempenho físico e a manutenção da saúde.
    Dessa forma, o nutricionista tem o papel de manter o bem-estar dos praticantes de atividades físicas ou atletas, pois uma alimentação equilibrada favorece o desempenho e condicionamento físico.
  • Melhora o funcionamento do intestino
    O intestino é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, especialmente para absorção de nutrientes e funcionamento adequado do sistema imunológico, que é colonizado por bactérias patogênicas e benéficas.
    Contudo, uma alimentação inadequada, rica em gorduras e açúcares, favorece um maior crescimento de bactérias patogênicas no intestino, levando ao quadro de disbiose intestinal. Esse distúrbio promove o aparecimento de vários sintomas, como deficiências de vitaminas e minerais, estresse, maior vontade de consumir doces, flatulência, micoses, processos alérgicos, entre outros.
    O nutricionista tem um papel fundamental no funcionamento intestinal, pois, por meio de uma alimentação adequada ou de suplementação de probióticos, que são as bactérias benéficas que habitam o intestino, o quadro de disbiose intestinal pode ser revertido, gerando mais conforto ao paciente.
  • Previne doenças
    Uma refeição rica em nutrientes, com uma variação de carboidratos, proteínas e minerais, é capaz de promover o aumento da resposta imune, fundamental na prevenção contra infecções.
    Por isso, o acompanhamento profissional contribui com a nutrição adequada do organismo, compreendendo os distúrbios e as necessidades do ser humano, e indicando a ingestão de nutrientes apropriada para o organismo, o que faz com que ele não tenha uma carência nutricional e possa funcionar da maneira correta. Assim, é possível prevenir muitas enfermidades, como doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, obesidade e gastrite.
  • Beneficia a gestação
    Durante a gestação, é necessário mais substâncias e algumas orientações profissionais, com o intuito de manter íntegra a saúde da mulher e a do neném também.
    Por isso, procurar um nutricionista durante a gravidez é essencial para ter os nutrientes necessários e prevenir diversas complicações comuns nesse período, como o ganho excessivo de peso e diabetes gestacional.
  • Proporciona um envelhecimento tranquilo
    As alterações fisiológicas decorrentes do processo de envelhecimento acontecem de maneira individual e levam a situações comuns, como a perda de peso, fadiga muscular e sistema imune vulnerável. Consequentemente, algumas adaptações na alimentação precisam acontecer, como a suplementação de minerais e vitaminas.
    Diante disso, a importância do nutricionista se resume em orientar os pacientes na escolha de alimentos mais saudáveis, além de criar estratégias personalizadas para a manutenção de peso e na reeducação alimentar.
    Aliviar problemas, ter motivação para exercícios físicos, melhorar o humor e prevenir doenças são alguns dos benefícios que o acompanhamento nutricional pode proporcionar às pessoas da terceira idade.

O primeiro passo do nutricionista é a avaliação clínica

A consulta com o nutricionista é individual e o atendimento é personalizado. É feita uma entrevista completa (anamnese), a fim de investigar os hábitos alimentares do paciente.
Depois, acontece a avaliação antropométrica, que serve para mensurar as medidas primárias de forma isolada (como peso, circunferência, etc.) e as secundárias combinadamente (peso ideal, índice de massa corporal, entre outras).
Também é essencial ter em mãos todos os exames de check-up realizados nos últimos seis meses.

Com que frequência é preciso visitar o nutricionista?

Antigamente, a maioria das pessoas só procurava ajuda profissional quando já tinha uma doença instalada e o médico responsável indicava. Hoje em dia, a nutrição está muito mais acessível e as pessoas estão mais adaptadas a ela, querendo cada vez mais se prevenir de doenças e saber se a alimentação está adequada.
A frequência de visitas ao nutricionista é muito individual. Algumas pessoas precisam de encontros semanais, tornando a consulta uma forma de ficar “na linha”. Outras vão uma vez por mês, para ajustar o cardápio, ou de dois em dois meses, para verificar se está tudo bem. Portanto, a regularidade varia de pessoa pra pessoa.

Importância de manter o acompanhamento com o nutricionista

Manter o acompanhamento com o nutricionista no prazo correto, com os intervalos adequados entre as consultas, é muito importante, especialmente no começo, quando os hábitos estão começando a ser trabalhados, bem como para manter a inspiração, solucionar dificuldades e criar estratégias para facilitar a mudança dos hábitos. Além disso, mostra o quão comprometido o paciente está consigo mesmo.

Consulta com nutricionista na CTCor

Marque uma consulta com o nutricionista e receba a ajuda necessária para se alimentar de forma nutritiva, se manter bem e sadio, e aumentar a sua expectativa de vida. Entre em contato conosco e agende um horário com o nosso especialista!
☎ Telefone: (11) 4724-8958
? WhatsApp: Mogi das Cruzes (11) 99604-3078 / Suzano (11) 99604-2222
? Unidade Mogi das Cruzes: Rua Antônio Meyer, 64 – Jardim Santista
? Unidade Suzano: Rua 15 de Novembro, 239 – Jardim Guaio
⏰ Segunda a sexta-feira: das 8h às 18h. Sábado: das 8h às 12h