A miocardite é uma inflamação do tecido muscular do coração, que pode levar a alterações temporárias ou até mesmo permanentes no órgão. Muito mais frequente em crianças e jovens, na maioria das vezes, essa doença é autolimitada, com rápida e completa recuperação, mas pode levar ao enfraquecimento do coração, a distúrbios do ritmo cardíaco e até mesmo à morte.
A inflamação pode se disseminar pelo músculo cardíaco ou ficar confinada a uma ou poucas áreas. Caso a miocardite se estenda ao pericárdio (a estrutura sacular flexível de camada dupla que envolve o coração), isso causa miopericardite. A extensão do envolvimento do miocárdio e a extensão para dentro do pericárdio podem determinar os tipos de sintomas da doença.

 

O que é miocardite?

A miocardite é uma inflamação do músculo cardíaco (miocárdio), que normalmente surge como complicação durante diferentes quadros no organismo e pode afetar o sistema elétrico do coração, reduzindo a capacidade do órgão de bombear o sangue de forma correta, o que causa ritmos cardíacos acelerados ou anormais, conhecidos como arritmias.
Em estado grave, a miocardite enfraquece o coração de modo que o resto do corpo não recebe sangue suficiente. Os coágulos podem se formar no órgão, levando a um derrame ou ataque cardíaco.
A gravidade da doença está relacionada com o fato de haver dano permanente no músculo cardíaco – os casos mais severos podem levar à insuficiência cardíaca, fazendo com que o miocárdio inche e perca um pouco de sua força ou fique espesso e rígido. Para alguns pacientes, o transplante cardíaco pode ser uma necessidade.

 

Quais as causas da miocardite?

A miocardite pode ter muitas causas, entre elas infecções (por vírus, bactérias, protozoários ou fungos), toxinas e distúrbios sistêmicos (como sarcoidose). Além disso, outras possíveis causas são:
• Certos medicamentos, como alguns quimioterápicos (usados para tratamento de câncer) e antibióticos;
• Excesso de álcool e/ou drogas ilícitas (como a cocaína);
• Radioterapia torácica;
• Doenças autoimunes: Lúpus Eritematoso Sistêmico;
• Doenças parasitárias: Doença de Chagas ou Toxoplasmose;
• Algumas vacinas: contra varíola, influenza, hepatite B e Sars-CoV-2.

 

Quais os sintomas da miocardite?

Não é incomum que o problema comece em outras áreas. Frequentemente, pacientes com o “coração inflamado” podem apresentar infecção viral digestiva ou das vias aéreas que, posteriormente, evoluem para o quadro de miocardite. Sendo assim, os sintomas da doença podem varias de um indivíduo para o outro, se manifestando de forma aguda e logo no início da infecção, sendo estes os sinais mais comuns:
• Dor no peito e nas articulações;
• Falta de ar;
• Febre;
• Palpitações;
• Inchaço das pernas e pés;
• Cansaço excessivo;
• Tonturas.

Em crianças, podem ainda surgir outros sintomas, como aumento da febre, respiração rápida e desmaio. Nestes casos, é recomendado consultar imediatamente um pediatra para avaliar o problema e iniciar o tratamento mais adequado.
Uma vez que a miocardite surge durante uma infecção, os sinais podem ser difíceis de identificar e, por isso, é recomendado ir ao hospital quando os sintomas durarem mais de três dias, até porque, devido à inflamação do músculo cardíaco, o coração passa a ter dificuldade para bombear corretamente o sangue, podendo causar arritmia e insuficiência cardíaca.

 

Diagnóstico da miocardite

Os sintomas da miocardite não facilitam a diferenciação de algumas outras doenças cardíacas. No entanto, uma característica que distingue essa condição de outras é que, muitas vezes, ela ocorre após uma infecção respiratória superior ou gastrointestinal, por causa de uma resposta imunológica específica contra o próprio coração.
O diagnóstico da miocardite é feito pelo cardiologista e pode envolver exame físico, raios X, eletrocardiograma, ecocardiograma e ressonância magnética. Além disso, normalmente são solicitados também alguns exames laboratoriais, para verificar o funcionamento do coração e a possibilidade de infecção, como VSH, dosagem de PCR, leucograma e concentração dos marcadores cardíacos, como CK-MB e Troponina.
Esses exames são especialmente importantes porque os sintomas podem ser provocados pela infecção no organismo, sem que exista alteração no coração.
Uma biópsia também pode ser realizada quando há suspeita de miocardite, permitindo que o tecido cardíaco seja examinado em nível microscópico, com o intuito de evidenciar a presença do processo da doença.

A miocardite tem cura?

A miocardite tem cura e, na maioria dos casos, desaparece quando a infecção é tratada. Os sintomas vão melhorando após alguns dias ou semanas, isso porque o músculo cardíaco leva mais tempo para se recuperar totalmente.
Porém, os quadros mais intensos e que necessitam de uso de medicamentos devem ter a assistência rigorosa de um cardiologista até a resolução completa da enfermidade.

 

Tratamento da miocardite

A miocardite pode sarar naturalmente com o fim do período de infecção. Para isso, são necessários repouso, para evitar excesso de trabalho do coração, e observação profissional, pois o quadro de inflamação pode se agravar e até mesmo evoluir para óbito.
Durante esse período, também deve ser feito o tratamento adequado da infecção presente na origem da miocardite e, se necessário, tomar antibióticos, antifúngicos ou antivirais. Além disso, se a inflamação estiver dificultando o funcionamento do coração, pode ser preciso tomar medicamentos de apoio até o músculo cardíaco se recuperar e voltar a exercer suas atividades corretamente.
Já nos quadros mais graves, em que a miocardite causa muitas alterações nas funções do coração, a internação hospitalar pode ser recomendada. Em alguns casos muito raros, em que a inflamação coloca a vida em risco, pode até ser necessário fazer um transplante de coração de emergência.
É importante destacar que o tratamento é variável e depende muito do quadro clínico e dos achados nos exames complementares.

 

Possíveis complicações da miocardite

Na maior parte dos casos, a miocardite desaparece sem deixar qualquer tipo de sequelas, sendo até muito comum que a pessoa nem fique sabendo que teve esse problema no coração.
Porém, quando a inflamação é muito grave pode deixar lesões permanentes no músculo cardíaco, que levam ao surgimento de doenças, como insuficiência cardíaca ou pressão alta. Nestes casos, o cardiologista irá recomendar o uso de alguns medicamentos, que devem ser utilizados por alguns meses ou por toda a vida, dependendo da gravidade da situação.

 

Como prevenir a miocardite?

Tomar medidas para evitar a propagação de infecções virais, como ficar em casa quando estiver doente e lavar as mãos regularmente, pode ajudar a prevenir alguns episódios de miocardite.

 

Consulta com cardiologista na CTCor

É extremamente importante marcar uma consulta com o cardiologista, para fazer um check-up cardiológico com vários exames e saber como está a saúde do seu coração. Entre em contato conosco e agende um horário com o nosso especialista!
☎ Telefone: (11) 4724-8958
? WhatsApp: Mogi das Cruzes (11) 99604-3078 / Suzano (11) 99604-2222
? Unidade Mogi das Cruzes: Rua Antônio Meyer, 64 – Jardim Santista
? Unidade Suzano: Rua 15 de Novembro, 239 – Jardim Guaio
⏰ Segunda a sexta-feira: das 8h às 18h. Sábado: das 8h às 12h